terça-feira, 29 de junho de 2010

HEPATITE B


A HEPATITE B é a Inflamação do fígado causada pelo vírus VHB, da família dos hepadnavírus. Tem um período de incubação lento, entre as seis semanas e os seis meses.

A TRANSMISSÃO se dá através
- do contato com sangue contaminado (partilha de seringas e outros materiais usados pelos consumidores de drogas intravenosas, tatuagens, acupunctura, transfusões de sangue e derivados
- do contacto sexual
- da transmissão materno-fetal.

SINTOMAS: Os primeiros sintomas são febre, mal-estar, desconforto, dores abdominais; mais tarde surgem icterícia, urina escura e fezes claras.
Esta hepatite decorre sem sintomas em 90 por cento dos casos.

O TRATAMENTO com análogos dos nucleósidos, como a lamivudina ou o adefovir, é uma das terapêuticas utilizadas.
O tratamento tem uma eficácia de 15 a 45 %.
Também necessita de repouso.

Para prevenção é recomendado não partilhar objectos cortantes e perfurantes que possam ter estado em contacto com sangue contaminado e usar sempre preservativo nas relações sexuais.
Também se deve ter cuidado com a colocação de piercings, a realização de tatuagens e de tratamentos de acupunctura, se os instrumentos utilizados não estiverem esterilizados.
Os familiares de um portador deste vírus devem fazer a vacina contra a hepatite B.
Existe uma vacina contra a hepatite B desde 1981 que tem uma eficácia de 95%.
É administrada em três doses e pode ser tomada por todos, desde que não estejam já infectados com o VHB. Os bebés, filhos de mães portadoras, são vacinados à nascença.
Esta vacina faz parte do Programa Nacional de Vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário